sábado

A importância da água

A água é um recurso natural indispensável aos seres vivos e ficaríamos numa situação extrema caso ela faltasse. 


Água Doce e Água Potável


Água doce - é aquela que não está presente no mar, disponível em rios, lagos, etc, com ou sem impurezas. Para consumo humano é necessário um tratamento específico.

Água potável - é aquela que pode ser consumida, com ou sem tratamento antes do consumo humano, pois não apresenta substância tóxica nem oferece risco. 

Tanto água doce quanto potável pode ser consumida, contudo, a água doce precisa de tratamento. 

É importante lembrar que nem toda água doce está disponível para consumo, pois a mesma se apresenta em forma de geleiras e calotas polares.

Leia também 
Descarte correto de pilhas e baterias 
A educação e o meio ambiente

Se olharmos o globo, a superfície do nosso planeta é composta por aproximadamente 75% de água. Parece absurdo que tanta água possa acabar. Pois bem, a maior parte do volume dessa água é salgada e encontra-se em mares e oceanos, sendo impropria para consumo. 

Por mais que muitas pessoas não acreditam nessa possibilidade, saiba que de acordo com diversos estudos e pesquisas, é possível que fiquemos sem água potável futuramente. 

As reservas de água potável estão diminuindo gradativamente, sendo assim, é necessário a conscientização de todos quanto ao seu correto uso. 

Precisamos inserir em nossa vida diária, hábitos que acabem ou reduzam o desperdício. 

Como acabar ou reduzir o desperdício da água 


→ Pequenas atitudes podem fazer grande diferença. Ao beber água coloque no copo a quantidade necessária. 

→ Verifique possíveis vazamentos em sua residência. Uma simples gota de água na torneira pode equivaler a litros de água no final do dia. 

→ Aprenda verificar o hidrômetro, pois através dele você pode detectar possíveis vazamentos de água. 

→ Um banho de poucos minutos pode oferecer a mesma eficiência de um banho demorado. Desligar o chuveiro enquanto esfrega o cabelo pode economizar vários litros de água durante o banho, pois um minuto de chuveiro ligado equivale a aproximadamente 15 litros de água. 

→ Aplique esta ideia durante a escovação dentária também, utilize a água somente quando necessário. 

→ Procure acumular uma certa quantidade de roupa suja antes utilizar a máquina de lavar, evitando assim, o uso demasiado de água. 

→ Você pode reutilizar a água da chuva. Por meio de calhas você é capaz de fazer com que a água escorra para uma caixa d’água ou até mesmo em baldes. Essa água pode ser utilizada para diversas finalidades como usar no vaso sanitário, lavar roupa, lavar o piso, etc. 

Lembrando que a água da chuva não é aconselhável para consumo próprio. 

Essas foram apenas algumas dicas, porem há diversas possiblidades de evitarmos o desperdício de água. Lembre-se, a economia da água é necessária, faça a sua parte. 

Se gostou das dicas compartilhe e deixe seu comentário, obrigado. 

Referências


0 on: "A importância da água "