sábado

Terceiro pino da tomada

Terceiro-pino-da-tomadaAtualmente está em vigor no Brasil o uso de um novo padrão de tomadas e plugs. Desde então, todo equipamento elétrico para ser comercializado no Brasil deve possuir uma tomada com 3 pinos.

Sendo assim, entenda a finalidade do terceiro pino da tomada, a sua importância e as vantagens oferecidas

Para que serve o terceiro pino da tomada


A nova medida promete oferecer maior segurança e durabilidade aos equipamentos e aos usuários. 

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o padrão foi criado para dar mais segurança ao consumidor, tendo em vista que antes da nova regra, existiam no país mais de 10 tipos de plugs e tomadas. 

Vantagens do terceiro pino


O terceiro pino apresenta algumas vantagens que são:

→ Segurança;
→ Durabilidade dos eletrônicos; e 
→ Garantia do produto, pois caso ocorra algum problema em seu eletrodoméstico que necessite de assistência técnica, a mesma pode não ser coberta pela garantia do produto caso você tenha danificado o mesmo, incluindo danos ao terceiro pino.

Adaptadores de tomada


Ainda existe o modelo de plug de dois pinos, entretanto, os equipamentos que precisam de aterramento, como computadores e geladeiras, o terceiro pino é essencial.

Tendo em vista que muitos aparelhos e residências antigas não possuem a estrutura adequada, surgiram os adaptadores de tomadas. 

Caso não queira ou não tenha condições de efetuar a adaptação na casa toda, você poderá utilizar os adaptadores, porém, certifique-se de usar adaptadores de três pinos homologados pelo Inmetro.

Finalidade e importância do terceiro pino


Em prédios, por exemplo, há a instalação de para-raios. Sendo assim, caso ocorra a queda de um raio, esta sobrecarga elétrica precisará evacuar por algum caminho. Nessa situação, caso não haja a instalação de aterramento no edifício, a sobrecarga irá percorrer a fiação elétrica danificando todos ou grande parte dos equipamentos ligados à energia no momento da descarga. 

O terceiro pino da tomada ficara ligado ao fio terra do aparelho e este tem como finalidade dissipar alguma sobrecarga na rede elétrica. Essa sobrecarga, caso afete diretamente seus equipamentos eletroeletrônicos, poderá danificá-los ou provocar choques elétricos ao entrar em contato com o aparelho. 

Conclusão 


Para realmente garantir a segurança será necessário a certeza de que a residência é estruturada com um sistema de aterramento instalado. 

Portanto, de nada adianta o terceiro pino se a instalação elétrica da residência não for equipada com aterramento correto. Nessa situação especifica, a quebra do pino, não irá causar danos ao aparelho.

Mesmo sendo caro, procure adaptar sua casa para o novo padrão brasileiro, pois com certeza será mais seguro para sua família e os equipamentos também.

Leia também
Segurança na internet

Se gostou das dicas compartilhe, deixe seu comentário. Obrigado.


0 on: "Terceiro pino da tomada"