sábado

Cuidados com as janelas

Orientações básicas podem fazer toda a diferença em sua vida e de sua família. 

Se há idosos ou crianças em sua residência é de extrema importância a instalação de redes de proteção nas janelas. Independentemente de ser casa ou apartamento, uma queda, por mais simples que possa ser, pode causar danos irreversíveis, principalmente em idosos e crianças. 

Criança-apoiada-na-janela

Caso você utilize aquele modelo de janela tipo guilhotina, pode optar por abrir a parte superior da mesma, pois assim irá proporcionar a entrada de ar e será mais seguro para as crianças. Mas tome cuidado, pois na hora de baixar a parte superior ela pode escorregar. 

Leia também

Estrangulamento


Um estrangulamento pode ocorrer de forma rápida e silenciosa. 

Cuidado com os barbantes das persianas, de preferência, procure não utilizá-los. Não improvise uma maneira de deixar os cabos inacessíveis, pois o mesmo pode escorregar e ficar disponível, o que pode ocasionar facilmente um estrangulamento na criança. Caso não tenha outra opção, procure instalar algo especifico para essa finalidade. 

Telas ou Redes 


Atenção quando a diferença entre telas e redes. As telas servem apenas para evitar que insetos não entrem para dentro. Elas não foram projetadas para suportar grandes pesos, sendo assim, não evitarão a queda de uma criança. 

Redes de proteção 


→ Use proteções adequadas para suas janelas, de preferência contrate um profissional para indicar e instalar a rede ideal para sua residência. 

→ Mesmo com a rede, ensine o seu filho quanto ao risco que uma janela oferece, independentemente de sua altura uma queda pode ser fatal para uma criança. 

Verifique as redes de proteção com frequência. 

Estipule uma frequência de verificação para as redes de proteção. Fique atento e caso note alguma irregularidade solicite avaliação profissional. 

→ Verifique o aspecto visual, principalmente rompimentos. 

→ Verifique a fixação da rede. 

→ Fique atento com a vida útil da rede e contrate um profissional para manutenções periódicas. 

→ Caso note qualquer rompimento não remende, pois toda a rede deverá ser substituída. 

Bebê na janela 


→ Evite colocar a cama ou o berço próximo à janela, pois pode facilitar o acesso da criança à mesma. 

Móveis 


→ Mantenha móveis e objetos que possam facilitar o acesso da criança afastados da janela. 

Limpeza


→ Atenção na limpeza quando se tratar de janelas elevadas, utilize equipamentos adequados para essa atividade, evite limpá-la sozinha(o). 

Vidros 


A qualidade de um produto é muito importante e com o vidro não é diferente. 

→ Um vidro comum possui baixa resistência em relação aos demais. Caso quebre espalha grandes pedaços com arestas cortantes e pontiagudas. 

→ Um vidro laminado possui uma película de plástico protetora que evita o seu estilhaçamento. Caso quebre os pedaços ficarão grudados na película. São muito utilizados pela indústria automotiva. 

→ Um vidro temperado é mais rígido e resistente. Caso quebre os pedaços serão estilhaçados em pequenos fragmentos. 

Lembre-se: 


As crianças não conhecem perigo, são curiosas e criativas, sendo assim, cabe a nós responsáveis zelar por sua integridade. Siga esses passos simples e evite uma fatalidade com quem você ama.

0 on: "Cuidados com as janelas "