domingo

Atravesse a rua com segurança

Parece uma tarefa simples, porém, se não for feita com atenção pode ocasionar um acidente. Veja abaixo algumas dicas que podem colaborar com a sua segurança na hora de atravessar a rua. 

→ Obedeça a sinalização e utilize a faixa de segurança. 

Caso não haja faixa de pedestre procure outros locais que obriguem o motorista a reduzir a velocidade como quebra-molas, tartarugas de trânsito, limitadores de velocidade, etc. 

→ De preferência, busque um local que possua semáforo de pedestre. 

Certifique-se de que o sinal está verde para pedestres, tenha certeza que os veículos notaram a sua presença antes de efetuar a travessia. 

→ Se possível, principalmente em vias de grande movimento, prefira passarelas. 

→ Procure ficar em local visível antes de atravessar a rua. Faça contato visual com o motorista e tenha certeza que ele notou sua presença. 

→ Não desvie sua atenção, evite utilizar o celular ao caminhar e atravessar a rua. 

→ Quando estiver acompanhado por crianças redobre a atenção, segure-as constantemente ao atravessar a rua. 

→ Evite atravessar a rua utilizando fones de ouvido. 

→ Caminhe ativamente, mas não corra, pois você pode tropeçar e cair. 

Leia também

→ Caso deixe algum objeto cair durante a travessia, não retorne para buscá-lo de imediato. Primeiro termine sua travessia, depois retorne novamente e apanhe o objeto caído. 

→ Não esqueça, se você iniciar o percurso e o sinal abrir para os veículos a preferência ainda é sua, contudo, não sabemos que tipo de motorista está ao volante, sendo assim, se for o início da travessia, principalmente se a via for larga, volte, e se possível apresse o passo. 

→ Procure uma parte estreita da rua e atravesse em linha reta. Não atravesse a rua em sentido diagonal. 

→ Procure uma parte da via que seja reta, pois assim você poderá observar um veículo vindo de longe, pare, observe para ambos os lados e então sim, se notar segurança, atravesse a rua ativamente. 

Asfalto-com-uma-imensa-reta

→ Não atravesse a rua em cruzamentos, pois é um ponto que deixa a via muito larga e possui muito movimento tendo em vista o encontro de veículos de várias direções. 

Por fim, ensine o seu filho antes de atravessar a rua observar para ambos os lados, embora a via seja única, crie esse hábito. 

Se gostou das dicas compartilhe, comente e até a próxima.

0 on: "Atravesse a rua com segurança"