sábado

Educação e meio ambiente

Quando se fala em saúde e segurança no trabalho é impossível não mencionar o meio ambiente, tendo em vista o objetivo proposto aqui no blog de conscientizar todos os leitores quanto aos riscos aos quais estamos expostos não só no trabalho, mas em todos os lugares, é necessário e importantíssimo citar esse tema. 

Educação-e-meio-ambiente

O que é educação ambiental 


Como introdução ao tema vamos ver algumas definições legislativas quanto à Educação Ambiental. 

De acordo com o Art. 1º da Lei nº 9.795/99 que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental: 

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 

Segundo MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante. 2003 – Educação ambiental:

"É o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política." 

Resumindo, educação ambiental é todo o processo que objetiva preservar o meio ambiente. 

Importância do meio ambiente 


O Meio Ambiente é tão importante que possui um capítulo dedicado ao tema na Constituição Federal, especificamente em seu artigo 225 iremos encontrar o seguinte: 

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” 

Sendo assim podemos observar que a própria lei exige que se dê atenção ao Meio Ambiente. A lei ainda exige que se promova a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. 

Preservação ambiental 


A preservação ambiental depende de todos os seres humanos, sendo assim, é importante que todos sejam conscientizados sobre o assunto em qualquer nível. Esta é uma ação que pode ser aplicada a qualquer momento por qualquer um de nós. A preservação é um ato que pode se iniciar em qualquer lugar, bastando para isso pequenos e simples gestos que podem ser realizados a partir de casa como a separação de resíduos, economia de água e luz e a conscientização de nossos filhos. 

Se gostou das dicas compartilhe, promova esta causa e faça a diferença. Obrigado!



0 on: "Educação e meio ambiente"