domingo

Causas de acidentes no trabalho

Além dos atos e condições inseguras, existem vários outros elementos que combinados ou não, são capazes de causar acidentes ou doenças. Portanto para prevenir acidentes é necessário evitar a pratica de atos inseguros e realizar a correção de condições inseguras existentes no trabalho e isso depende da colaboração de todos.

Touro-quase-atropelando-o-toureiro

Cuidado com o seu corpo


Muitas vezes mesmo sem perceber, o operador de determinado equipamento expõe-se à partes perigosas da máquina, o que pode ocasionar cortes, pensamento, torções, etc, portanto redobre sua atenção. Quando for necessária a exposição do trabalhador em alguma parte perigosa da máquina ou equipamento, um dispositivo de segurança complementar deve ser utilizado, por isso é importante que antes de iniciar determinada atividade, a mesma seja planejada.

Carga suspensa


Diversos motivos podem ocasionar a queda de cargas suspensas por pontes rolantes ou qualquer outro tipo de equipamento. Máquinas e equipamentos também estão sujeitas a falhas, porém muitas pessoas não acreditam ou desconhecem esse tipo de risco que pode ocorrer por desgaste ou falha do equipamento. Caso haja necessidade da pessoa entrar sob uma carga suspensa, é necessário que se aplique outro tipo de recurso, para prevenir caso ocorra algum imprevisto com a carga.

Conhecimento técnico


A máquina não é capaz de conhecer o operador, portanto é sua responsabilidade conhece-la tecnicamente, por isso é importante que o mesmo possua habilitação e autorização. É importante que o operador conheça os perigos e as formas de neutraliza-lo caso necessário.

Sobrecarga


Sempre obedeça os limites do equipamento, se for necessário peça material adequado para a carga.

Manutenção


Algumas máquinas possibilitam o seu reparo mesmo em movimento, pois há atividades que devem ser realizadas de forma ininterrupta, porém não são todas que são assim, e com isso é necessário que a mesma seja parada, bloqueada e identificada pelo setor de manutenção.

Improviso


O improviso ocorre principalmente com ferramentas manuais, portanto procure trabalhar com os materiais em boas condições e adequados com a atividade a ser realizada.

EPI - Equipamento de Proteção Individual


Muito riscos não podem ser totalmente eliminados, nesta situação é preciso utilizar EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) como óculos, luvas, etc.

Produtos perigosos


A manutenção, o transporte e o acondicionamento de produtos perigosos deve ser feita por profissional habilitado, o mesmo deve conhecer suas principais características, misturas, primeiros socorros, etc.

Dispositivo de segurança


Não remova dispositivos de segurança presentes em máquinas, principalmente nas partes móveis como correias e engrenagens.

Essas são apenas algumas causas de acidentes, mas sabemos que existem várias, portanto fique sempre atendo, obedeça as regras segurança e volte para a sua família da mesma maneira que chegou para trabalhar, com saúde e segurança.

Imagem
Pixabay

0 on: "Causas de acidentes no trabalho"