sábado

Dicas de Segurança

Cone-de-sinalização
A Segurança no trabalho é um assunto muito importante, não só no ambiente de trabalho mas em qualquer lugar. A segurança deve estar presente não apenas em grandes estabelecimentos, pois tanto pequenas ou médias empresas, independentemente do ramo de atuação, devem adotar um sistema de prevenção de acidentes. A peça fundamental quando se fala em prevenção é o próprio ser humano, afinal é ele quem deve adotar as medidas protetivas, além disso, é a sua integridade física que está em jogo. 

Leia também
Causas de acidentes no trabalho
Cuidados com a água
Cuidados com as janelas

Para isso veja algumas medidas que podem e devem ser adotadas no local de trabalho, por qualquer trabalhador a qualquer momento, buscando um local mais seguro, não só aos funcionários mas para qualquer pessoa que por ali transite: 

1 – Postura 


Devemos adotar uma postura de responsabilidade no momento das atividades, evitar comportamentos que possam colaborar com distrações como brincadeiras e piadas, faça isso em local e horários apropriados, de preferência no momento de descanso.

2 – Bebidas 


O álcool é grande responsável por acidentes reduzindo o controle motor, concentração e a capacidade para julgar, além disso ele pode ocasionar sérios outros problemas.

3 – Pausas


Mantenha o seu bem estar físico e mental, além de ter uma boa noite de sono é importante realizar pausas no decorrer das atividades, principalmente quando for atividade repetitiva, há diversas doenças relacionadas ao cansaço, por exemplo o estresse. Além disso, o que está bastante presente são as lesões por esforço repetitivo - LER’s. 

4 – Conheça o local de trabalho


Você deve estar familiarizado com o seu local de trabalho, conhecer os riscos que poderá estar exposto, além de dominar e estar qualificado à realizar as atividades. 

Não obstrua saídas de emergência e sempre que puder, treine o caminho que fará caso necessário, além disso, é importante saber os números emergenciais, seja da própria empresa ou órgãos públicos especializados como hospitais e corpo de bombeiros. 

5 – Primeiros Socorros 


É importante ter noções de primeiros socorros, a empresa deve possuir pelo menos um kit de primeiro socorros e funcionários treinados, é uma atividade que você pode utilizar dentro ou fora da empresa. 

6 – Sinalização


Dependendo da atividade a ser realizada é necessário a utilização de sinalização, um exemplo prático é na hora da limpeza de pisos, a placa de “piso molhado”.

7 – Ergonomia


A ergonomia estuda a relação entre o trabalhador e o local de trabalho, cuide de sua postura principalmente se você trabalha em escritório, portanto fique atento com seus materiais e equipamentos. Não tente economizar tempo, se é necessário utilizar algum equipamento específico para realizar a atividade, solicite-o, por exemplo a empilhadeira, a talha, etc. 

Temos a ginástica laboral, que deve ser instituída por lei às organizações, sendo uma ferramenta importante para a prevenção de lesões. A ginástica laboral é a realização de alongamentos durante o horário de trabalho, portanto cabe aos funcionários aderirem a essa prática sem fazer descaso. 

Projeto de Lei n.º 6.213, de 2005 - Institui a ginástica laboral como prática obrigatória em todas as empresas que desenvolvam atividades que gerem esforço físico repetitivo.

8 – Planejamento 


O planejamento é um passo muito importante, antes de realizar uma atividade tenha em mãos tudo que irá utilizar.

9 – Não improvise 


Quando realizar suas atividades busque utilizar equipamentos adequados de acordo com a tarefa. Não improvise, utilize apenas ferramentas e equipamentos corretos. 

Determinadas atividades exigem EPI (equipamento de proteção individual) específico, muitas vezes o equipamento incorreto pode ocasionar um acidente. 

10 – Informe o problema


Não tenha medo de levar o problema a conhecimento de seu superior, o mesmo precisa saber o que ocorre, pois dependendo da dimensão do estabelecimento e do número de funcionários fica difícil para uma pessoa apenas, identificar determinados riscos.

Importante lembrar


É responsabilidade do empregador fornecer equipamentos e proporcionar um ambiente de trabalho salubre, por outro lado, cabe aos funcionários seguir as normas de segurança impostas e relatar eventuais falhas no sistema de segurança. 

Inciativas simples podem fazer a diferença, espero que essas dicas possam ser úteis à todos, compartilhe com seus amigos e colegas. Obrigado!

0 on: "Dicas de Segurança"