quinta-feira

Câncer de Mama

Fita-rosa-do-cancer-de-mama
Quando falamos em Saúde e Segurança  tudo é importante, hoje vamos abordar um tema muito sério, o câncer de mama. É indispensável que se fale sobre o assunto, pois o mesmo pode estar presente e você nem mesmo perceber (tanto na mulher quanto no homem). 

Outubro Rosa



Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro, e tem como símbolo um laço rosa (Wikipédia).

Leia também
Novembro azul e o câncer de próstata

O que é câncer de mama


É um tipo de câncer frequente nas mulheres brasileiras, quando há um desenvolvimento anormal das células da mama, elas possuem a capacidade de multiplicar-se até a formação de um tumor (maligno). Há uma grande possibilidade de cura se o tumor for descoberto e tratado em sua fase inicial, por isso a importância de fazer o diagnóstico. 

O que pode causar o câncer de mama


Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. 

Sintomas


→ Um dos principais sintomas do tumor que pode ser percebido é a presença de um caroço no seio, com ou sem dor. 
→ A pele da mama semelhante a uma casca de laranja.
→ Saída de líquido anormal das mamas.
→ Pequenos caroços na parte inferior dos braços (axilas).

Lembrando, que esses sintomas podem não representar o câncer, por isso é importante consultar um médico e fazer exames para não haver dúvidas. 

Como perceber os sintomas


Na frente do espelho: Olhe, palpe e sinta suas mamas para identificar alguma alteração. 

Mamografia


Toda a mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos.

Mamografia é uma radiografia das mamas que pode ser feita em qualquer idade, realizada com equipamento de raio X, chamado mamógrafo. 

Exame clínico


É o exame realizado por profissional treinado, médico ou enfermeiro. 

O que pode aumentar o risco de câncer


Se há alguma pessoa da família que teve a doença antes de 50 anos de idade (principalmente mãe ou irmã). Nessa situação é importante, a partir dos 35 anos de idade, que se faça o exame clínico e a mamografia anualmente.

Outras formas de prevenção


→ Boa alimentação;
→ Atividades físicas;
→ Não fumar;
→ Evitar estresse;

Fonte: Para maiores informações acesse, na íntegra, o Portal do INCA  - Instituto Nacional de Câncer (http://www.inca.gov.br).


0 on: "Câncer de Mama"