sábado

A Importância da Segurança

A-importância-da-segurança
Uma simples lesão é capaz de causar danos irreversíveis ao trabalhador. Um acidente grave no trabalho pode ocasionar inclusive a morte, mudar a vida não só do acidentado mas de seus familiares, amigos e colegas de trabalho também.
Além de encargos financeiros, um acidente irá demandar tempo para todos os envolvidos.

Um dos piores momentos que pode ocorrer na vida de uma pessoa é o recebimento de uma notícia triste, pois jamais estaremos preparados para um evento assim. Não queremos que isso aconteça, certo?

Lembrando também, que uma empresa mais competitiva no mercado com certeza é aquela que investe em saúde e segurança dos colaboradores, e consequentemente, seus produtos serão de maior qualidade.

Abaixo algumas dicas de segurança para que você possa seguir, não só no trabalho, mas em casa também:

Materiais, Equipamentos e Segurança


Antes de iniciar uma tarefa, faça uma análise geral do que será executado. Certifique-se que possui todo equipamento que será necessário para execução da mesma, incluindo EPI’s e ferramentas adequados, não improvise. Além do mais, não esqueça que para executar um trabalho você deve estar capacitado para executá-lo.

Conheça o local de trabalho


Analise o local de trabalho e conheça os riscos aos quais poderá ser exposto, tome muito cuidado.

Postura e ergonomia


Cuide de sua postura, busque uma posição confortável para execução da tarefa, mantenha todos os equipamentos o mais próximo possível ou facilite o acesso.

Sempre que precisar movimentar algo pesado, caso não haja um meio mecânico, peça ajuda para alguém. Vários acidentes estão relacionados com riscos ergonômicos

Descanse


Faça pausas regulares, isso ajudará você manter-se atento durante a atividade.

Saídas de Emergência


Não obstrua as saídas de emergência, caso necessário você precisara de acesso rápido a esses locais.

Informar é preciso


O empregador é obrigado a fornecer aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro com Equipamentos de Proteção Individual adequados à atividade.

Informe situações e condições de risco, seus superiores precisam saber o que ocorre na empresa, muitas vezes não tomam alguma atitude por falta de conhecimento.

Empresas modernas têm serviços especializados de apoio aos funcionários, o qual você pode pedir ajuda se necessário, inclusive mantendo sua identidade restrita.

Bebidas


Não consuma bebidas alcoólicas no local de trabalho, isso compromete a capacidade motora do trabalhador, colaborando com a ocorrência de acidentes.

Stress


Excesso de trabalho e pressão psicológica podem causar acidentes. Evite conflitos internos com colegas ou superiores, mantenha um diálogo aberto, informe problemas pessoais para que você receba o auxílio correto e muitas vezes necessários. Muitas pessoas não costumam dividir seus problemas e isso pode ocasionar um desgaste mental muito grande.

Lembre-se


Um local de trabalho seguro tem por objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, mas não esqueça, o seu comprometimento também é muitíssimo importante, pois sem ele, não há condições de ser mantido um programa de segurança eficaz.

Obrigado!

0 on: "A Importância da Segurança"